top of page
  • Foto do escritorRochelle Affonso Marquetto

Quando procurar um psicólogo? 7 sinais que indicam que você precisa da ajuda desse especialista.



Quando procurar um psicólogo

Afinal, quando procurar um psicólogo? De fato, a existência humana é extremamente complexa, e cada indivíduo vivencia emoções, pensamentos, sentimentos e experiências de maneira única. Independentemente das diferenças, todos enfrentamos momentos difíceis em alguma fase da vida.


Transtornos emocionais, problemas de saúde mental e tristeza são exemplos de desafios que podem ser enfrentados por qualquer pessoa, embora não possam ser detectados fisicamente.


Se alguém não é capaz de gerenciar suas emoções, pode acabar se sentindo ainda pior. É por isso que é crucial buscar ajuda de um psicólogo para superar esses obstáculos e voltar a viver feliz.


Esperar até que a condição piore não é a melhor opção, e é por isso que discutiremos 7 sinais que indicam que é hora de procurar ajuda de um especialista.


Antes disso, no entanto, é importante entender o papel dos psicólogos e como a psicologia pode ser benéfica para a saúde mental.



Qual o papel do psicólogo e da psicologia?



Embora o termo "psicologia" possa parecer simples, o seu escopo é bem amplo e complexo. Esta disciplina estuda principalmente a mente e o comportamento humano, buscando entender como diferentes fatores afetam o nosso comportamento.


Além disso, a psicologia investiga a mente consciente e inconsciente, os processos mentais, emoções e sentimentos humanos. Com diversas áreas de especialização, como psicologia clínica, cognitiva, ocupacional, do desenvolvimento, evolutiva, neuropsicologia e comportamental, a psicologia tem uma vasta gama de aplicações em diferentes áreas, não se limitando apenas ao campo médico.



7 sinais que apontam quando procurar um psicólogo


Agora que você já tem um conhecimento básico sobre psicologia e o papel do psicólogo, vamos abordar 7 indicadores que sugerem a necessidade de procurar ajuda psicológica ou sinais que apontam para a urgência de uma consulta com um psicólogo.


Um estudo publicado pela PubMed cita que os psicólogos são indispensáveis para a saúde comportamental e defende a abordagem biopsicossocial que esses profissionais devem ter, considerando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais dos pacientes.



Quando você sente que algo não está bem com você ou com a sua vida.


Quase todos nós já experimentamos desequilíbrios emocionais em nossas vidas. É normal enfrentar períodos de confusão em que nos sentimos perdidos ou incapazes de controlar algum sentimento.


Mesmo quando possamos ser fortes o suficiente para enfrentar certas situações, às vezes isso pode ser difícil sem ajuda externa.


Se você percebe que está insatisfeito, angustiado, triste, ansioso, irritado ou com qualquer outro sentimento do tipo, pode ser um sinal de que você precisa de apoio psicológico.


O psicólogo é mais que um profissional, ele te acolhe e te ajuda a entender as causas desses sentimentos para superá-los.



Quando você passa por um trauma


Os traumas deixam lembranças dolorosas e angustiantes. Quem já passou por um evento traumático sabe que a superação não é uma tarefa simples. No entanto, por meio de sessões terapêuticas, é possível encontrar um novo sentido para a vida.


Se você passou ou está passando por uma perda, separação, doença grave, abusos ou violência, o psicólogo vai te oferecer um espaço de escuta e orientação para superar esse momento.



Quando você tem dificuldades nos seus relacionamentos.


Relacionamento requerem calma e paciência. De fato, nem todos os relacionamentos são fáceis e prazerosos o tempo todo.


Existem sim certas dificuldades e conflitos que muitas vezes não conseguimos solucionar sozinhos, e que podem virar uma bola de neve.



Quando você quer se conhecer melhor e se desenvolver pessoalmente.


A psicoterapia não é apenas para quem tem problemas ou sofre de algum transtorno mental. Ela também é uma ferramenta poderosa para quem quer se conhecer melhor, explorar seus potenciais, seus valores e objetivos.


Com sessões de terapia você consegue alcançar autoconhecimento e facilitar seu crescimento pessoal e profissional.



Quando você quer mudar algum comportamento ou hábito que te incomoda ou prejudica.


Se você tem algum comportamento ou hábito que te atrapalha ou te faz mal, como fumar, beber em excesso, comer compulsivamente, procrastinar, se isolar ou se auto sabotar, o psicólogo te ajudará a identificar padrões e buscará estratégias para modificá-los.



Quando você tem algum sintoma físico sem causa orgânica aparente.


Muitas vezes, o nosso corpo manifesta sintomas físicos que não têm uma explicação médica clara, mas que podem estar relacionados a questões emocionais ou psicológicas.


Se você sofre de dores de cabeça, dores musculares, problemas digestivos, alergias, insônia ou qualquer outro sintoma que não melhora com o tratamento médico convencional, o psicólogo também pode te ajudar. Ele fará toda investigação das possíveis causas emocionais desses sintomas e te orientará da melhor forma.



Quando você tem algum medo ou fobia que limita a sua vida.


É comum ter medo. O medo é um sentimento natural que nos protege do perigo e de ameaças.


No entanto, quando ele se torna excessivo, costuma se transformar nas chamadas fobias. Ele é ainda pior quando se torna irracional e te impede de fazer atividades rotineiras, como:


  • viajar de avião

  • falar em público

  • ir ao trabalho

  • sair de casa


Nesses casos, o medo se torna um verdadeiro vilão, que afeta a sua qualidade de vida.



Quando você sente falta de propósito ou significado na vida.


Sentir-se perdido ou sem direção na vida é algo que desanima e desmotiva qualquer um. Quem experiência isso, se sente sem uma direção clara e geralmente não sabe o que espera alcançar.


Ter um propósito é o que orienta nossas escolhas e ações com base em uma meta. Isso é o que nos traz uma maior sensação de satisfação e realização, uma vez que estamos trabalhando para promover algo que valorizamos e que é importante para nós.


Nesse sentido, a função do psicólogo é encontrar formas de ajudar o paciente a identificar seus valores e interesses pessoais. Por meio de terapias e sessões de aconselhamento ele trabalhará problemas como a falta de autoconfiança e a procrastinação.



Conclusão


Agora você sabe quando procurar um psicólogo, certo? Essa pode ser uma excelente solução em diferentes situações. Não há momento certo ou errado para buscar ajuda profissional, afinal, cuidar da saúde mental é um processo contínuo e individual.


Se você quer entender mais sobre esse assunto, te convidamos a conhecer a Pontual Psiquiatria. Nossos psicólogos são altamente capacitados para te ajudar.


89 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page