top of page
  • Foto do escritorRochelle Affonso Marquetto

Psiquiatra perto de mim: por que a consulta online pode ser a melhor opção para você?


psiquiatra perto de mim

Você já deve ter se perguntado: existe um bom psiquiatra perto de mim? E na maioria das vezes pensamos em consultas presenciais, o que limita bastante a quantidade de bons profissionais disponíveis no mercado.


E talvez esteja passando por algum problema de saúde mental, como ansiedade, depressão, estresse ou transtorno bipolar, e não sabe como encontrar um profissional qualificado e acessível perto de você.


Ou você já tenha um psiquiatra de confiança, mas não consegue marcar uma consulta presencial por problemas como agenda cheia, da falta de tempo ou distância. Seja qual for o seu caso, saiba que a consulta online pode ser a melhor opção hoje em dia.


Mas se você ainda ficou com dúvidas sobre as vantagens de se consultar com um psiquiatra online, vamos te explicar tudo a seguir.



O que é a consulta online com um psiquiatra?


A modalidade online de consulta com um psiquiatra utiliza a acessibilidade que a tecnologia nos trouxe para conectar o paciente e o médico à distância.


Os psicólogos registrados no Conselho Federal de Psicologia (CFP) passaram a ter permissão para atender seus pacientes por meio de plataformas virtuais — como Skype, WhatsApp e outras.


Em vez de ir até o consultório, você pode conversar com o médico por meio de uma plataforma digital, como um aplicativo ou um site, usando o seu celular, tablet ou computador.


E fique tranquilo, pois a consulta online segue os mesmos princípios éticos e legais da consulta presencial, garantindo a qualidade do serviço, a confidencialidade dos dados e o sigilo profissional.


Ah, e com a vantagem de que você não precisa sair do conforto da sua casa ou passar horas no trânsito.



Quais são os principais benefícios da consulta online com um psiquiatra? Meu psiquiatra sempre perto de mim!


Uma das principais queixas do paciente é não encontrar assistência médica de qualidade sem sair de casa. Portanto, a psiquiatria online vem suprir uma demanda crescente de indivíduos que buscam cuidar da sua saúde mental de forma acessível e confortável.


Sem contar na flexibilidade de horários, locais e redução de custos com deslocamento.

Outro benefício da consulta online com um psiquiatra é a ampliação do acesso a profissionais de referência, especialmente para regiões e populações distantes que sofrem com a escassez de recursos em saúde mental.


De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem apenas 2,3 psiquiatras para cada 100 mil habitantes, sendo que a maioria está concentrada nas grandes cidades. Nesse sentido, a telemedicina na psiquiatria ajuda muito a diminuir essa desigualdade e oferece um atendimento mais humanizado para quem precisa.


A seguir listamos 5 benefícios que comprovados por milhares de pessoas que optaram pelo teleatendimento:



1- Comodidade


A consulta acontece no conforto da sua casa ou em qualquer outro lugar de sua escolha, basta que tenha uma boa conexão à internet. Já pensou como seria bom em evitar dores de cabeça com trânsito e mais gastos com transporte, estacionamento ou alimentação?


2 - Flexibilidade


Você pode escolher o horário e o dia que mais se adequam à sua rotina, sem ficar dependente da disponibilidade do psiquiatra na sua região. Além de poder escolher por profissionais com referência de outras cidades ou estados.



3 - Economia


Economizar dinheiro é sempre bom né? E ao optar pela consulta online você ainda sai na frente, pois geralmente os valores são bem mais acessíveis do que os cobrados pela consulta presencial. Além disso, muitos planos de saúde já cobrem a consulta online com um psiquiatra.



4 - Continuidade


Outro benefício é manter o acompanhamento com o seu psiquiatra mesmo se você mude de cidade ou viaje por algum motivo. É importante evitar interrupções no tratamento em caso de imprevistos ou emergências que impeçam uma consulta presencial.



5 - Efetividade


Você pode obter os mesmos resultados da consulta presencial com um psiquiatra, pois a qualidade do atendimento não é comprometida pela modalidade online. Na modalidade online, o psiquiatra pode fazer o diagnóstico, a prescrição de medicamentos e o encaminhamento para outros profissionais da saúde mental, se necessário.



Como agendar uma consulta online com um psiquiatra?


Para agendar uma consulta online com um psiquiatra, você precisa seguir alguns passos simples:


  • Pesquise por um psiquiatra que atenda online e que tenha experiência no tratamento do seu problema de saúde mental. Você pode usar sites especializados em saúde ou aplicativos que conectam pacientes e médicos.


  • Verifique se o psiquiatra tem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do seu estado e se possui alguma especialização ou certificação na área da psiquiatria.


  • Escolha o horário e o dia que mais lhe convêm e faça o agendamento pelo próprio site ou aplicativo. Você receberá uma confirmação por e-mail ou mensagem com os dados da consulta.


  • Prepare-se para a consulta online com um psiquiatra. Escolha um lugar tranquilo e privado para conversar com o médico. Verifique se o seu dispositivo está carregado e se a sua conexão à internet está estável. Tenha em mãos os seus documentos pessoais, o seu cartão do plano de saúde (se for o caso) e os seus documentos pessoais, o seu cartão do plano de saúde (se for o caso) e os seus remédios ou exames que esteja tomando ou tenha feito recentemente.


  • No horário marcado, acesse o link da consulta que foi enviado para o seu e-mail ou mensagem de WhatsApp. Você será direcionado para uma plataforma de telemedicina onde poderá conversar com o psiquiatra por vídeo, áudio ou chat. Durante a consulta, o médico irá avaliar o seu quadro clínico, fazer perguntas sobre a sua história pessoal e familiar, prescrever medicamentos se necessário e orientar sobre as melhores formas de lidar com o seu problema de saúde mental.


  • Ao final da consulta, você receberá um resumo do que foi discutido e as recomendações do psiquiatra. Você também poderá solicitar um atestado médico ou uma receita digital se precisar. Lembre-se de seguir as orientações do médico e de marcar uma nova consulta se for necessário.


Conclusão


Sabe aquela sua dúvida do início: “será que existe um psiquiatra perto de mim”? Pode ter certeza que tem sim! O atendimento psiquiátrico online além das inúmeras vantagens citadas pode ser a solução para quem sofre com problemas como depressão, síndrome de burnout e outros distúrbios mentais.


Na Pontual Psiquiatria você conta com uma equipe altamente qualificada. Oferecemos o serviço de telemedicina para te ajudar a ter mais saúde e qualidade de vida sem sair do conforto da sua casa.



34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page