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  • Foto do escritorRochelle Affonso Marquetto

FAQ: A terapia online realmente funciona?


terapia online realmente funciona

Nos últimos anos, a terapia online tem se tornado cada vez mais popular. Mas afinal, essa é realmente uma abordagem eficaz?


Bom, para responder essa pergunta, antes é importante frisar que a terapia online é uma forma de psicoterapia feita pela internet, por meio de uma plataforma de videoconferência ou mensagem instantânea.


Embora muitas pessoas ainda prefiram a terapia presencial, a terapia online tem se mostrado uma excelente alternativa para aqueles que têm dificuldade em encontrar um bom terapeuta na sua área geográfica ou que preferem a conveniência e privacidade que a terapia online oferece.


Neste artigo, vamos desvendar se a terapia online realmente é eficaz se existem vantagens.


Acompanhe a leitura!



O que é terapia online?

A terapia online permite que o paciente converse com um terapeuta licenciado de qualquer lugar do mundo, e, para que isso ocorra, é preciso apenas ter acesso à internet ou outro meio tecnológico que facilite a comunicação remota, como a ligação telefônica.

Outra possibilidade é o uso de aplicativos de mensagens instantâneas, muito utilizada por pacientes que preferem uma comunicação mais assíncrona e sentem a necessidade de enviar mensagens ao terapeuta durante o dia.


Dentre as plataformas mais comuns utilizadas durante as sessões, estão:

  • Skype

  • Zoom

  • Google Meet


Na telemedicina, essas plataformas são importantes, pois podem oferecer recursos extras, como acesso a materiais terapêuticos e a possibilidade de gravação, apresentações e compartilhamento de telas.



Como funciona a terapia online?


A terapia online funciona da mesma forma que a terapia presencial, com a diferença de que a sessão é virtual. Nesse aspecto, vale lembrar que a terapia online pode ser feita individualmente, em casal ou em grupo.


Ao pensar nessa realidade, temos um ponto muito positivo:

  • o acesso facilitado a profissionais capacitados e qualificados, mesmo que não haja nenhum terapeuta disponível em sua região.


Além disso, a terapia online é uma excelente opção para pessoas com agendas lotadas ou limitações físicas, que tornem difícil o acesso ao atendimento presencial.


Mas, e quanto à qualidade do atendimento? Saiba que a tecnologia utilizada na terapia online faz com que a comunicação entre terapeuta e paciente seja fluida e confidencial, de modo que você possa se sentir seguro e à vontade para expor seus problemas e sentimentos.



Quais são as vantagens da terapia online?


Existem muitas vantagens de se escolher a teleterapia, em especial, listamos os seguintes tópicos:


  • Ela costuma ser mais conveniente, já que não requer que você vá até o consultório do terapeuta.

  • Ela também pode ser mais privada, pois é possível escolher onde realizar a sessão, em um local que se sinta confortável e seguro.

  • Traz maior comodidade, pois você pode participar das sessões no conforto da sua própria casa ou de qualquer ambiente que escolher.

  • Permite a flexibilidade de horários, pois é mais fácil encaixar as sessões na rotina diária do paciente, inclusive fora do horário comercial, se necessário.

  • Traz economia de tempo e dinheiro, pois elimina os gastos com deslocamento, estacionamento e outros custos relacionados a consultas presencias.

  • Envolve o conforto emocional, já que para alguns pacientes o ambiente familiar oferece maior conforto emocional durante as sessões de terapia.

  • Permite que você se conecte a grupos de pessoas que também enfrentam situações semelhantes à sua, possibilitando a troca de experiências e apoio.



A terapia online é uma abordagem eficaz?


Há muitas evidências de que a terapia online é tão eficaz quanto a terapia presencial. De fato, é crescente o número de estudos que mostram essa realidade e apontam para uma variedade de condições psicológicas que podem ser tratadas virtualmente, incluindo ansiedade, depressão, transtornos alimentares e distúrbios do sono.


De acordo com uma pesquisa americana, 96% dos psicólogos relataram que a terapia online se mostrou um tratamento eficaz durante a crise sanitário a do COVID-19 e pelo menos 93% pretendiam continuar a oferecer a teleterapia no pós-pandemia.


No entanto, é importante lembrar que nem todos os pacientes estão preparados para participar das sessões online. Portanto, torna-se essencial escolher um terapeuta qualificado e experiente que faça essa avaliação por você.



Como escolher um terapeuta online?


Ao escolher um terapeuta online, lembre-se de escolher um profissional da saúde mental licenciado e experiente. Essa máxima vale tanto para a terapia online, quanto para a presencial. Saiba que a qualidade da terapia que você recebe reflete significativamente nos seus resultados e bem-estar emocional.


Além disso, escolha um terapeuta com quem você se identifique, sinta confortável e que seja capacitado na área em que precisa de ajuda.


Para garantir a melhor escolha, agende uma consulta para ter ideia sobre a abordagem e personalidade do terapeuta, pergunte sobre os tipos de terapia existentes e qual a escolha pode ser mais adequada ao seu caso.



Quais são os tipos de terapia online?


De forma semelhante à terapia presencial, é possível contar com a disponibilidade de diferentes terapias nas sessões online. Nesse campo, relacionamos as principais para que você conheça:

  • Terapia cognitivo comportamental (TCC), altamente eficaz e se concentra na identificação e compreensão sobre mudanças de padrões de comportamento e pensamento. Foca no envolvimento do paciente quanto à sua própria recuperação, fornecendo a eles a capacidade de desenvolverem novas habilidades durante as sessões de terapia.

  • Terapia comportamental dialética (DBT), envolve conceitos de meditação oriental e atenção plena, pode ser realizada individualmente ou em grupo.

  • Terapia de aceitação e compromisso (ACT), utiliza o conceito de aceitação e mindfulness, que significa vivenciar o momento presente e experimentar as situações sem fazer julgamentos.

  • Terapia Interpessoal (TIP), em geral é utilizada no curto prazo para resolver questões interpessoais e trazer a recuperação sintomática.

  • Terapia de exposição, é uma abordagem que visa reduzir o medo e a ansiedade. Nas sessões a pessoa é exposta de forma lenta e gradual a situações ou objetos temidos, aprendendo a se tornar menos sensível com o passar do tempo.


Conclusão


A terapia online é uma forma conveniente, segura e privada de psicoterapia que pode ser tão eficaz quanto a terapia presencial.


Se você quer saber mais sobre o assunto ou conhecer melhor como funciona o atendimento online, entre em contato conosco, será um prazer esclarecer suas dúvidas.


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