top of page
  • Foto do escritorPontual | Atendimentos

Teleatendimento: como funciona esta modalidade?

Atualizado: 5 de abr. de 2023


Entenda como funciona esta modalidade de atendimento focando principalmente na teleconsulta psicológica e psiquiátrica e seus benefícios.



Com a pandemia da covid-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) permitiu a utilização do método de consulta médica à distância via Telemedicina (Teleatendimento). Como a solução é que as pessoas ficassem em casa, este método garantiu maior segurança dos pacientes e dos médicos durante a pandemia.


Esse tipo de atendimento é considerado uma nova modalidade a fim de evitar a sobrecarga dos hospitais, contendo o avanço do coronavírus. Porém, existem grandes dúvidas e preocupações que envolvem este tema. O post de hoje vai te ajudar a solucionar um pouco destes questionamentos, vamos lá?


Atendimento por meio da telemedicina


O Teleatendimento foi pensado justamente para facilitar a vida do paciente e do médico. Ele é feito através de uma videoconferência com o paciente, onde o médico faz uma triagem de cada caso.


Este tipo de serviço é uma forma de entrada que permite avaliar os casos que necessitam ou não de uma avaliação presencial/exames, ou situações que precisam de internação. As consultas agendadas podem ser realizadas diretamente com o médico assistente, clínica desejada pelo paciente, ou em plataformas de busca de especialistas na internet.


Todas as especialidades médicas podem fazer este tipo de atendimento?


Sendo mais direto, a resposta é sim! Embora algumas especialidades sejam mais limitadas que as outras, por precisarem obrigatoriamente de uma avaliação presencial para realizar o exame físico detalhado, todos os médicos têm autorização para consulta online.


Lembrando que, em caso de emergência, como pacientes com falta de ar, ou sintomas sugestivos de infarto ou acidente vascular cerebral, o chamado derrame, a Telemedicina não é indicada, pois nessa situação é preciso um serviço de resgate emergencial para que o atendimento possua mais agilidade.


Benefícios da psicologia e psiquiatria através de Teleconsulta


Não é mais novidade que muitos profissionais vêm prestando atendimento à distância e o uso da tecnologia tem se tornado um grande aliado tanto para os psicólogos e psiquiatras quanto para os seus pacientes.


As teleconsultas psicológicas e psiquiátricas são realizadas por meio de videochamada utilizando vários tipos de intervenções da psicoterapia: psicoeducação, psicoterapia cognitivo-comportamental, psicoterapia de orientação analítica, psicoterapia interpessoal, entre outras.



A resolução das consultas de psiquiatria prevê que o paciente esteja ciente de como funciona a consulta online, por isso clínicas e profissionais explicam para o paciente como funciona este modelo de atendimento, e se ele aceita ou recusa esta modalidade de atendimento.


Após a consulta, o médico poderá enviar de forma online através de seu e-mail ou whatsapp, receitas, atestados, relatórios da consulta ou encaminhamentos para ser avaliado por outro profissional, assim como encaminhamentos para internação quando for necessário. Os médicos e as instituições têm como compromisso manter em seus bancos de dados os registros contendo todas as informações em sistemas eletrônicos de forma segura e sigilosa.


Em geral, o retorno do paciente para ambos os atendimentos é positivo, inclusive muitos preferem que a consulta seja online. Ao realizar o atendimento online tanto o profissional quanto os pacientes economizam tempo e investimentos necessários para deslocamento. Além disso, quem mora em locais mais remotos e de difícil locomoção consegue ter um tratamento adequado.


Com isso, temos também alguns outros benefícios, como:


  • Mais acessibilidade;

  • Bom relacionamento com o paciente;

  • Melhora no acompanhamento do paciente;

  • Diagnóstico precoce;

  • Troca de informações entre especialistas;

  • Centralização de dados;

  • Redução de custos;

  • Segurança da informação;

  • Prevenção de infecções por coronavírus e outras doenças;


Se a telemedicina e a psiquiatria online fizerem sentido para você e quiser saber mais informações a respeito, ficaremos muito felizes em tirar todas as dúvidas.

Basta entrar em contato com o número abaixo!

Quer conversar um pouco mais?


Nos contate para falar com um de nossos profissionais! Estaremos aqui

para uma avaliação correta e respeitosa!


Aqui você encontra conteúdos sobre o universo da saúde mental,

argumentando com dados científicos e concisos.


Nosso objetivo é acima de tudo trazer informação e a importância de

cuidar da sua saúde mental com muito carinho.









1.696 visualizações0 comentário
bottom of page