top of page
  • Foto do escritorPontual | Atendimentos

Diferença entre Psicólogo e Psiquiatra: quem escolher? - Dra. Sayra responde

Atualizado: 21 de jul. de 2021

Entenda a diferença entre psicólogo e psiquiatra. A Dra. Sayra Catalina explica tudo o que você precisa saber antes de escolher o profissional mais indicado.



Psicólogo e Psiquiatra

Você provavelmente já escutou aquele mito de que o certo é procurar um psicólogo antes do que um psiquiatra. Não é mesmo?

Apesar disso, não existe uma regra geral que determine qual dos dois profissionais você deve consultar primeiro.

Mas se não existe tal regra, como escolher entre um e outro?

Bom, para responder a estas dúvidas, conversamos com a Dra. Sayra Catalina, Médica Psiquiatra da Clínica Pontual.

Ela nos listou alguns sinalizadores mais assertivos que podem te ajudar a escolher um psicólogo, um psiquiatra, ou até mesmo ambos.

Siga a leitura com a gente e entenda estas questões com muito mais clareza.


Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?


Antes de saber qual é mais indicado para determinado caso, é preciso entender a diferença entre um e outro, não é mesmo?

Segundo a Dra. Sayra, a diferença é bem simples:

  • Todo psiquiatra é médico, estando habilitado para prescrever medicamentos, solicitar exames e encaminhar para outras especialidades médicas quando necessário.

  • Já o psicólogo, por sua vez, fez uma formação em psicologia, podendo realizar testes e avaliações psicodiagnósticas, assim como acompanhar de perto o comportamento/performance de cada pessoa. Atua em várias áreas como empresas, instituições e consultórios.


Como escolher entre psicólogo e psiquiatra?


Segundo a Dra. Sayra Catalina, cada vez mais, as duas profissões trabalham em equipe.

Ou seja, se complementando e possibilitando um diagnóstico e tratamento mais assertivo.

No entanto, ela afirma que “existem alguns indicadores que podem auxiliar nessa escolha, levando em consideração alguns pontos importantes”.

São eles:


Segundo a Especialização:


“Tanto o psiquiatra como o psicólogo podem exercer como psicoterapeutas.”

Sayra Catalina ainda explica que, na grande maioria dos casos, “os dois profissionais estão qualificados e capacitados em uma linha terapêutica como, por exemplo: terapia cognitiva comportamental, terapia de orientação analítica, terapia do esquema, terapias contextuais, dentre outras”

Para entender melhor sobre as especializações de um psiquiatra, recomendamos o artigo “Cuidados para encontrar psiquiatras qualificados”, onde explicamos qual a especialização mais indicada para questões como:

  • Pacientes Idosos

  • Paciente com Transtornos do Espectro Autismo

  • Transtorno de Ansiedade

  • Transtornos de Personalidade

Clique aqui e confira.


De acordo com o sintoma:


Outro fator que pode, e deve pesar na sua escolha é o sintoma ou problema enfrentado.

A Dra. Sayra define essa questão da seguinte maneira:

  • Casos mais indicados para psicólogos: No geral, dificuldades nos relacionamentos pessoais e profissionais, problemas de autoestima ou sintomas leves de ansiedade são bem conduzidos por um psicólogo.

  • Casos mais adequados para psiquiatras: Quadros que envolvem por exemplo, oscilações significativas do humor (depressão, ansiedade, irritabilidade), pensamentos persistentes de morte ou suicídio, pensamentos persistentes de desconfiança e paranoia, quadros que envolvem uso de substâncias psicoativas, sintomas de insônia grave sinalizam a procura de um psiquiatra. No geral, são problemas que provocam sofrimento psíquico significativo e provocam prejuízos na esfera pessoal, profissional e social.


Quando psicólogos e psiquiatras atuam em conjunto?

“Existem transtornos como o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), TDAH (Transtorno por Déficit de Atenção e Hiperatividade) dentre outros que a atuação complementar de psiquiatra e psicólogo torna um tratamento mais consistente e eficaz.”


Avaliações psicodiagnósticas

As avaliações psicodiagnósticas, em geral, são realizadas por psicólogos qualificados e treinados em diferentes tipos de testes cognitivos e comportamentais. Esses profissionais se especializam em outras áreas de atuação como neuropsicologia, psicologia educacional, psicologia forense, psicologia hospitalar, dentre outras.


E os atestados, como ficam?

Segundo Sayra Catalina, atestados de sanidade mental para concursos públicos, atestados de animais de companhia de viagem, assim como atestados para determinar a capacidade dos atos da vida civil (no caso de interdição parcial ou total) são realizados por um médico psiquiatra.


Importante:

Este texto é um breve resumo do que você precisa saber antes de procurar o seu profissional.

O atendimento tanto de um psicólogo quanto de um psiquiatra tem a capacidade de iniciar mudanças positivas em sua vida, auxiliando o indivíduo a atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

Fique tranquilo: se preferir, você pode procurar um profissional com a formação de sua preferência, e o mesmo poderá fazer um diagnóstico com mais precisão e te encaminhar para o tratamento/especialização mais adequado.


Acesse nosso site ou entre em contato via WhatsApp para receber mais informações ou agendar sua consulta com nosso time de psicólogos e psiquiatras.


90 visualizações1 comentário
bottom of page