Transtorno Obsessivo Compulsivo
O que é o Transtorno Obsessivo Compulsivo?
O Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é representado por um pensamento obsessivo que causa uma ansiedade intensa, podendo esta ser aliviada com rituais (compulsão). Tanto a compulsão quanto a obsessão causam grande sofrimento e interferem na rotina do indivíduo. A prevalência é de 2-3% da população geral.
A obsessão é um pensamento ou sentimento intrusivo e recorrente, como, por exemplo, "matei o meu cachorro", e a compulsão é um comportamento consciente e padronizado a fim de aliviar a ansiedade, como, por exemplo "preciso fazer o sinal da cruz 20 vezes para aliviar".
O comportamento pode ser apenas obsessão, compulsão ou ambos. Não importa o quão vivido ou persuasivo seja a compulsão ou a obsessão, ela é reconhecida como algo absurdo e irracional. Os padrões de sintomas são contaminação, dúvida patológica, pensamentos intrusivos, simetria, entre outros.
Transtorno Obsessivo Compulsivo tem cura?
O TOC tem cura, sim. O tratamento consiste na combinação de psicoterapia e medicação. Os casos leves geralmente respondem a Terapia Cognitiva Comportamental (técnicas de exposição e prevenção de resposta). Nos casos moderados a graves, além das técnicas de psicoterapia é necessário associar medicação.