O que é a Depressão?

Existe preconceito em relação à depressão. Alguns acreditam que é preguiça, “corpo mole”, “exagero". Mas a depressão é uma condição que vai além do sentimento de tristeza. Ela causa sintomas intensos e duradouros, interferindo na rotina e nos relacionamentos, e pode ocorrer em qualquer fase da vida. Normalmente, os pacientes demoram para reconhecer que estão com um problema médico e buscar ajuda.

É a doença psiquiátrica que mais atinge a população. No Brasil, a prevalência é de 16,8% ao longo da vida, sendo que o risco para mulheres (20-25%) é maior que para homens (7-12%).

O prejuízo funcional pode chegar ao nível de total incapacidade para atender as necessidades e os cuidados básicos da vida diária. Sendo que os principais sintomas da doença são:

• Tristeza

• Falta de prazer e interesse em quase todas atividades

• Perda ou ganho de peso

• Não conseguir dormir ou dormir demais

• Falta de energia

• Sentimento de culpa e inutilidade

• Falta de concentração

• Pensamento lento

• Dificuldade de decisão

• Pensamentos de morte

• Irritabilidade

• Dores no corpo

• Higiene precária.

Momento Pontual!

A depressão tem cura?

Sim, a depressão tem cura. O tratamento depende de cada caso, alguns são apenas psicoterapia, outros associamos a medicação psiquiátrica e em casos graves pode haver indicação de internação ou electroconvulsivoterapia.

Faça o agendamento online.
É fácil, rápido e seguro.