Transtornos Alimentares
O que é Transtorno Alimentar?
O transtorno alimentar é uma doença mental definida por padrões de comportamento alimentar errático que interfere na saúde física e mental.
Os transtornos alimentares são:
-
Anorexia nervosa (AN)
-
Bulimia nervosa (BN)
-
Compulsão alimentar
-
Obesidade
A Anorexia tem prevalência de 0,5 a 1% das meninas adolescentes, sendo 20 vezes mais frequentes em mulheres. A idade mais comum de início é entre 14-18 anos. Trata-se de uma doença grave, com taxas de mortalidade entre 5 e 18%. Os principais sintomas da Anorexia são:
-
Restrição da ingesta alimentar, levando a um peso extremamente baixo;
-
Medo intenso de ganhar peso e ficar obeso;
-
Alguns sintomas físicos da inanição como parar a menstruação;
-
Personalidade rígida e perfeccionista;
A Bulimia, por sua vez, é mais prevalente que a Anorexia: cerca de 1 a 4% em mulheres jovens, e também é mais comum em mulheres do que em homens. Em geral, o indivíduo mantém o peso normal ou até tem sobrepeso, podendo representar uma tentativa de Anorexia.
Os principais sintomas da Bulimia são:
-
Compulsão alimentar;
-
Sensação de falta de controle ao comer;
-
Medo de obesidade;
-
Sentimentos de culpa ou tristeza por ter tido compulsão alimentar;
-
Comportamento compensatório para evitar o aumento de peso, como vômito provocado, laxantes, diuréticos, jejum, exercício excessivo.
Transtorno Alimentar tem cura?
Sim, os Transtornos Alimentares têm cura. O tratamento requer a participação da família e equipe multidisciplinar (psicólogo, psiquiatra, nutricionista, entre outros). Além da psicoterapia pode ser necessário tratamento medicamentoso, até mesmo internação psiquiátrica nos casos graves.