top of page
  • Foto do escritorRochelle Affonso Marquetto

Depressão Sazonal: a Tristeza do Inverno


Depressao Sazonal


Quando os dias começam a esfriar, ficam nublados ou chuvosos, algumas pessoas começam a sentir-se tristes e desanimadas. Talvez você ou alguém que conheça esteja passando pela chamada depressão sazonal, ou transtorno afetivo sazonal.


Ou seja, a depressão que se instala devido a certas características climáticas, especialmente quando a presença do sol é limitada. No Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais (DSM-5), esse transtorno é identificado como um dos tipos de depressão – Transtorno Depressivo Maior com Padrão Sazonal.


Em geral, os sintomas se iniciam no outono e continuam intensos no inverno. Em geral, desaparecem nos meses de primavera e verão.


Se você quer entender mais sobre o que é a depressão sazonal, sintomas, causas e como podemos tratar, continue a leitura.



O que é Depressão Sazonal?


Como já falado, o transtorno afetivo sazonal surge em determinadas épocas do ano, e as pessoas que a experimentam podem sentir-se completamente normais durante o resto do ano. O problema começa quando os dias tendem a ficar mais curtos e frios, que é quando essa depressão se instala.


De acordo com dados do Ministério da Saúde, a depressão sazonal é mais observada em jovens que residem em latitudes mais altas. Entre os sinais mais frequentes estão:


  • Desinteresse;

  • redução da atividade física;

  • reclusão social;

  • queda do desejo sexual;

  • excesso de sono;

  • aumento da fome;

  • desejo intenso por carboidratos; e

  • e acréscimo no peso corporal.


Para confirmar o diagnóstico, esses episódios devem ocorrer por dois anos seguidos, sem a presença de sintomas não relacionados às estações durante esse intervalo.



Quais são os Sintomas?


Os sintomas começam leves e podem piorar à medida que os dias ficam mais frios ou menos ensolarados. Na maioria dos casos, é possível observar:


  • A perda de interesse por atividades que você gostava antes;

  • Problemas com o sono como dormir demais ou dificuldade em dormir;

  • Sentimento de cansaço frequente;

  • Dificuldades em se concentrar;

  • Sentimento de tristeza e desesperança;

  • Ficar apático e perder a energia facilmente;

  • Falta de controle sobre hábitos alimentares; e

  • Pensamentos negativos e suicidas.


Vale lembrar que, assim como os sintomas da depressão regular, são sérios e precisam ser tratados.



Qual a relação entre depressão sazonal e a falta de luz solar


Ainda não há estudos suficientes que indiquem a causa exata da depressão sazonal. No entanto, acredita-se que ela esteja relacionada à falta de luz solar durante os meses de outono e inverno. A luz solar afeta nosso ritmo circadiano (ou "relógio biológico") e a produção de certos hormônios, como a melatonina e a serotonina. Em alguns casos, a falta de luz solar pode desequilibrar esses hormônios, corroborando para o aparecimento da depressão sazonal.



Diagnóstico - Como saber se tenho depressão sazonal?


Geralmente o médico avalia o paciente, levando em conta os sintomas e a época do ano em que eles ocorrem.


O seu psiquiatra ou terapeuta provavelmente irá te fazer perguntas sobre como você se sente e se há alguma mudança notável no seu humor ou comportamento durante determinados climas, meses e estações.



Existe tratamento para a depressão sazonal?


Embora se trate de uma doença sem cura, existem várias maneiras de amenizar e controlar a depressão sazonal.



Terapia de luz


É um dos tratamentos mais comuns, especialmente quando ocorre durante os meses mais escuros do outono e inverno. Nessa terapia, o indivíduo é exposto a uma luz brilhante e artificial, que simula a luz solar natural. Esta exposição é geralmente feita através de uma caixa de luz especial, que emite uma luz muito mais brilhante do que uma lâmpada comum. A luz ajuda a regular o relógio biológico do corpo (ou ritmo circadiano), o que pode melhorar o humor e aliviar outros sintomas de depressão sazonal.



Psicoterapia


Também conhecida como terapia falada, a psicoterapia envolve discutir sentimentos, pensamentos e comportamentos com um profissional de saúde mental treinado. A terapia cognitivo-comportamental é um tipo comum de psicoterapia usada para tratar a depressão sazonal, que ensina as pessoas a identificar e mudar padrões de pensamento negativo e comportamentos que podem piorar os sintomas de depressão sazonal.



Medicação


Em alguns casos, são prescritos medicamentos antidepressivos para ajudar a gerenciar os sintomas do transtorno. Estes medicamentos funcionam ajustando os níveis de certos produtos químicos no cérebro que afetam o humor. É comum levar algumas semanas para perceber o efeito completo e você só pode tomá-los sob a orientação médica.



Mudanças de hábito


Adotar um estilo de vida saudável, com exercícios físicos, dieta equilibrada, e dando prioridade aos momentos de lazer, são ações melhoraram muito os sintomas da depressão sazonal.


Garanta que você esteja recebendo luz solar suficiente durante o dia e procure manter uma rotina de sono regular.


Além disso, não hesite em manter conexões sociais fortes e buscar apoio quando necessário. Em tempos de estresse ou solidão, não subestime o poder de uma conversa amigável ou de um abraço caloroso. Terapias de conversação, como a psicoterapia, também podem ser extremamente úteis.



Vitamina D


Algumas pesquisas sugerem que a vitamina D ajuda a aliviar os sintomas do transtorno afetivo depressivo. A vitamina D é frequentemente chamada de "vitamina do sol", pois o corpo a produz em resposta à luz solar.


Suplementos de vitamina D podem ser úteis sim, mas é sempre aconselhável que você consulte um especialista antes de iniciar qualquer suplementação.



Posso levar uma vida normal tendo depressão sazonal?


Claro! Não só pode como deve! Com os tratamentos disponíveis e o apoio adequado você pode levar uma vida tranquila e encontrar o alívio dos sintomas.


Além do tratamento médico, existem várias coisas que você pode fazer para controlar os sintomas. Tente passar mais tempo ao ar livre durante o dia, mesmo que esteja frio. A luz natural ajuda a melhorar o seu humor.


Vele lembrar que é sempre bom manter uma dieta saudável e estabelecer uma rotina de sono consistente. Ou seja, tente ir para a cama e acordar no mesmo horário todos os dias. Regular o relógio biológico melhora muito os sintomas de depressão sazonal.


Mas não para por aí!


Se você apresenta sintomas do transtorno, pode ser tentador se isolar, mas passar tempo com amigos, familiares e permanecer ativo é fundamental para melhorar o humor e não deixar a depressão vencer.



Em Conclusão


Já se foi o tempo em que falar de depressão era um tabu. Hoje existe muita informação e os estudos em busca da cura não param. Então, se você for diagnosticado com depressão sazonal, não se preocupe. É plenamente possível gerenciar os sintomas e desfrutar de todas as estações do ano.


Quer entender mais sobre o assunto ou tem dúvidas se você está passando por esse problema? Agende uma consulta com nossos especialistas, ficaremos muito felizes em te ajudar!


5 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page