top of page
  • Foto do escritorRochelle Affonso Marquetto

Teste de Depressão funciona? Conheça a ETS e descubra como ela pode te ajudar


Teste de Depressão funciona

O teste de depressão online se tornou uma ferramenta comum para quem busca por informações sobre sua saúde mental.


Mas é bom que você entenda que o teste não substitui um diagnóstico médico. Na verdade, ele é uma avaliação baseada em um questionário que verifica se você apresenta possíveis sinais da depressão.


E para que serve o teste? De acordo com a médica especialista em psiquiatria e psicoterapia Dra. Rochelle Marquetto, a ETS da Pontual Psiquiatria é uma escala que realiza uma triagem e identifica se o seu caso se enquadra em alguma síndrome psiquiátrica, incluindo a depressão.


Normalmente, essa triagem é feita durante a primeira consulta com o médico, o que pode levar o paciente a passar por vários psiquiatras ou psicólogos. Assim, pode demorar até que você encontre o profissional adequado para o seu caso.


Por isso, ao fazer o teste, o paciente evita esse processo de tentativa e erro, obtendo diagnóstico precoce mais assertivo, o que é fundamental para um tratamento eficaz.


Bom, agora que você já entendeu melhor como funciona a ETS, vamos falar sobre os principais testes de depressão, se são realmente eficazes e no final te dar dicas para você realizar o seu teste com segurança.


Boa leitura!



O que é o Teste de depressão “Escala de Beck” e como ele funciona?


A “Escala de Beck” mede a intensidade dos sintomas de depressão. Ele foi um teste criado pelo psiquiatra Aaron Beck em 1961 e é um dos instrumentos mais conhecidos para avaliar a gravidade da doença.


A escala consiste em um questionário de autorrelato com 21 itens, cada um descreve um comportamento ou atitude típica da depressão.


Por exemplo, tristeza, ansiedade, raiva ou pessimismo. Cada item tem quatro alternativas numeradas de 0 a 3, que indicam a frequência ou intensidade dos sintomas. As pontuações para cada item são as seguintes:


  • 0 - Ausente ou mínimo

  • 1 - Leve ou moderado

  • 2 - Moderado a grave

  • 3 - Grave ou constante


Para fazer o teste, você deve ler cada item e escolher a alternativa que melhor descreve como se sentiu na última semana. Depois, precisa somar os pontos de cada resposta para obter o resultado final.


O resultado obtido varia de 0 a 63 pontos, e indica o nível de depressão em quatro categorias:


  • mínima (0-11 pontos);

  • leve (12-19 pontos);

  • moderada (20-35 pontos;) ou

  • grave (36-63 pontos).



Conheça o Questionário de Saúde do Paciente


O PHQ-9 ou “Patient Health Questionnaire-9” é um famoso questionário de depressão amplamente utilizado em clínicas e consultórios médico.


Ele consiste em 9 itens que avaliam a presença e intensidade dos sintomas de depressão nas últimas 2 semanas.


Assim como na Escala de Beck, cada item também é pontuado de 0 a 3, e a pontuação total varia de 0 a 27. Nesse caso, uma pontuação acima de 10 indica depressão moderada a grave.



Escala de depressão pós-parto de Edimburgo


Você sabe se está com depressão pós-parto ou conhece alguém que pode estar com esse problema?


Infelizmente, a depressão pós-parto é um tipo específico de depressão que pode acontecer com muitas mulheres depois que o bebê nasce, atrapalhando sua saúde e a do seu filho.


A “Escala de depressão pós-parto de Edimburgo” é um questionário com 10 perguntas que pode ajudar a identificar mulheres que sofrem ou sofreram de depressão pós-parto.

A EDPS foi desenvolvida por centros de saúde escoceses em 1987 e validada em uma amostra brasileira em 1996.


Quer entender mais sobre a depressão pós-parto, sugerimos a leitura do artigo: “Entendendo melhor a Depressão Pós Parto: causas, sintomas e tratamentos.



Escala de Depressão Geriátrica


Outro teste comum é a “Escala de Depressão Geriátrica” (GDS), que avalia o nível de depressão em adultos mais velhos.


O teste é composto por 30 itens e cada item é avaliado em uma escala de "sim" ou "não". A GDS foi desenvolvida especificamente para esse grupo etário e é considerada um instrumento simples, rápido e fácil de aplicar.


A pontuação da escala varia de 0 a 30, sendo que uma pontuação maior indica maior presença e intensidade de sintomas depressivos. A pontuação funciona da seguinte forma:


  • Uma pontuação entre 0 e 5 é considerada normal

  • Entre 6 a 10 indica depressão leve

  • De 11 a 15 revela depressão moderada; e

  • De 16 a 30 depressão severa.


Você fez um teste e não entendeu nada dos resultados? Não se preocupe, isso é normal.


Alguns testes podem parecer complicados. É por isso, que após sua realização, nossa orientação é para que você procure o psicólogo ou psiquiatra para não ficar na dúvida ou com medo sobre o resultado.


Portanto, não tome decisões importantes baseadas só em testes. Como falado, eles ajudam a dar um norte, uma orientação inicial, mas é ideal que você converse com um profissional antes de fazer qualquer coisa.



Conheça a ETS – O teste aplicado pela Pontual Psiquiatria



teste de pre avaliacao clinica pontual


E você, já fez um teste de depressão? Se você está se sentindo triste, desanimado ou sem esperança, talvez seja uma boa ideia fazer um.


A ETS não é uma sigla para alguma doença, mas sim uma ferramenta que pode ajudar a detectar de modo inicial o seu grau de depressão, caso você esteja passando por uma.


ETS significa “Escala Transversal de Sintomas de Nível 1 Autoaplicável do DSM-5”. É um nome bem complicado, mas a ideia é muito simples: trata-se de um questionário online que utilizamos aqui na Pontual Psiquiatria que mede como você está se sentindo em relação a alguns problemas psicológicos, como a depressão.


Essa escala serve para alertar se você precisa procurar ajuda de um especialista. Mas lembre-se: ela não é um diagnóstico, mas serve para sinalizar qual seu problema específico. No caso da depressão, com essa orientação fica muito mais fácil realizar o encaminhamento para o especialista da área.



- E por que a ETS é importante?


Pois, para realizar a ETS utilizamos um BOT com algoritmo validado com base científica. Assim, com seus dados coletados pela triagem conseguimos trazer mais economia de tempo, comodidade e um tratamento adequado.


Nossa ETS é uma ferramenta prática, rápida e super fácil de usar. Quer conhecer? Clique aqui e inicie seu teste.



10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page