top of page
  • Foto do escritorRochelle Affonso Marquetto

Terapia em Grupo - Conexões que curam


Terapia em Grupo

Muitas pessoas buscam na terapia em grupo um espaço seguro para compartilhar suas experiências, aprender com os outros e sentirem-se menos sozinhas em suas lutas.


O estresse do dia a dia, as crises emocionais e a falta de equilíbrio psicológico são apenas alguns dos obstáculos que podemos encontrar pelos caminhos da vida. Nesses momentos, a terapia em grupo surge como um verdadeiro ponto de apoio.


Quer entender mais sobre esse assunto? Acompanhe nosso artigo e saiba como o que é terapia em grupo, para que serve e como funciona essa modalidade.



O Que é Terapia em Grupo?


É uma forma de psicoterapia com um ou mais profissionais trabalhando com várias pessoas ao mesmo tempo. Este método foi desenvolvido por profissionais que perceberam que algumas pessoas se comportam de maneiras distintas quando estão em grupos ou sozinhas.


Vale lembrar, que não se trata apenas de falar de si mesmo ou de seus próprios problemas, mas também saber ouvir os outros e aprender com suas experiências e percepções.


Nesses grupos os participantes são encorajados a se abrir e compartilhar seus problemas. Muitas vezes são discutidas questões específicas, como depressão, ansiedade, abusos, traumas e outros problemas.



Benefícios da Terapia em Grupo


Participar da terapia em grupo diminui o sentimento de isolamento, já que os membros percebem que não estão sozinhos em seus sofrimentos. Além disso, há um sentimento mutuo de comunidade, pois os participantes se veem em uma batalha compartilhada.


Dentre outros benefícios, podemos citar os seguintes:


  • Aprendizado Mútuo: a terapia em grupo é uma grande oportunidade para os membros aprenderem com as experiências e perspectivas dos outros.

  • Feedback Diversificado: a troca de vivência e experiência, faz com que os participantes recebam novos insights sobre seus próprios problemas.

  • Empatia: ouvir e responder às questões alheias aumenta a capacidade de empatia entre os integrantes do grupo.

  • Responsabilidade Conjunta: a terapia em grupo pode ajudar os participantes a perceberem que não estão sozinhos, criando o senso de responsabilidade pela superação.

  • Suporte Peer-to-Peer: A terapia em grupo proporciona uma rede de apoio de pessoas que estão passando por experiências semelhantes.



Como Funciona uma Sessão de Terapia em Grupo


Geralmente as sessões ocorrem em ambiente seguro e confidencial, onde todos se sentem à vontade para trocar experiências e sentimentos. O terapeuta age como facilitador, guiando a conversa, garantindo que todos tenham a chance de falar. Ele ajuda a manter o ambiente respeitoso e construtivo.


Segundo uma pesquisa do Instituto FSB/SulAmérica, a pandemia levou 60% dos brasileiros que fazem terapia a iniciar o tratamento. A ansiedade foi o principal motivo para buscar ajuda profissional. As soluções mais procuradas foram meditação, leitura, escrita e religiosidade.



Diferentes Tipos de Terapia em Grupo


Existem vários tipos, cada um adaptado à necessidade de cada pessoa. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns:


  • Grupos cognitivo-comportamentais: ajudam você a entender e mudar pensamentos e comportamentos que podem não estar te fazendo bem

  • Grupos interpessoais: se concentram nas suas relações com as pessoas ao seu redor, ajudando a compreender como essas interações impactam na sua saúde mental.

  • Grupos psicoeducacionais: aqui, a ideia é aprender mais sobre o que você está passando e descobrir maneiras de aprender com isso. Entenda-os como uma sala de aula onde o assunto é você.

  • Grupos de desenvolvimento de habilidades: é voltado para quem precisa melhorar as habilidades sociais. Ótimo para quem tem dificuldades de interação social, por exemplo.

Grupos de apoio: são espaços acolhedores que reúnem pessoas passando por situações semelhantes à sua.


Os grupos podem ser pequenos, com apenas três ou quatro pessoas, ou maiores, com cerca de oito a doze pessoas. Os encontros costumam acontecer entre uma ou duas vezes por semana, com sessões de uma a duas horas de duração.


Outro ponto é que as sessões podem ser tanto abertas quanto fechadas. Nas sessões abertas, novos participantes podem entrar a qualquer momento. Já as sessões fechadas são apenas para um grupo específico de membros. Então, é só escolher o que funciona melhor para você!



O Papel do Terapeuta


O terapeuta em uma sessão de grupo desempenha variados papéis. Em certos momentos ele é tido como mediador, facilitador ou até mesmo como um professor, ajudando a manter a sessão focada.


A presença do terapeuta treinado garante que todos tenham a oportunidade de participar e contribuir com o grupo durante as sessões.



Desafios da Terapia em Grupo


Já falamos bastante dos benefícios, mas a terapia em grupo não é indicada em todos os casos.


Existem pessoas que ficam bastante desconfortáveis em compartilhar suas questões pessoais. Outras pessoas sentem dificuldade em se adaptar à dinâmica do grupo ou ficam com medo de passar por julgamentos.


Nesses casos, o profissional é quem fará o gerenciamento dessas questões e avaliará a necessidade do acompanhamento em grupo ou individual de cada paciente.



Terapia em Grupo Vs Terapia Individual


Enquanto a terapia individual é um processo mais privado e focado, a terapia em grupo oferece a oportunidade de aprender e crescer com seus participantes.


Ambas têm seu lugar e são válidas. Já listamos acima os benefícios da terapia em grupo, agora vamos pontuar algumas particularidades da terapia individual:

Terapia Individual:


  • Foco Individualizado: A terapia individual permite o aprofundamento em certos problemas.

  • Privacidade: As sessões são privadas, proporcionando maior liberdade para alguns pacientes falar sobre temas sensíveis.

  • Flexibilidade de Tempo: as sessões são agendadas de acordo com a disponibilidade do cliente e do terapeuta.

  • Pace Personalizado: O ritmo e o curso da terapia são adaptados às necessidades e ao progresso de cada indivíduo.



Como Encontrar o Grupo Certo


Essa pode ser uma dúvida comum para quem se interessa em participar de uma terapia em grupo. Vale lembrar, que encontrar o grupo certo é um passo importante para alcançar o sucesso durante a terapia.


De outro modo, a pessoa pode se sentir deslocada e passar por traumas e constrangimento. Por isso, se você sente vontade de participar de uma terapia em grupo, o primeiro passo é procurar boas referências de profissionais da saúde mental.


Organizações como a Associação Americana de Psicologia (American Psychological Association) e a Ordem dos Psicólogos do Brasil oferecem recursos para ajudar na busca.



O caminho para a Cura


A terapia em grupo é uma jornada. Não é uma solução rápida, mas um processo de crescimento e aprendizado. É sobre compartilhar e ouvir, aprender e ensinar. Com o tempo, os membros do grupo podem desenvolver uma sensação de pertencimento e compreensão que se tornará extremamente curativa.



Conclusão


Em resumo, a terapia em grupo é uma poderosa forma de tratamento. Ela oferece um espaço seguro para pessoas compartilharem suas experiências, aprenderem umas com as outras e se apoiarem mutuamente no caminho para o bem-estar.


Embora possa haver desafios, os benefícios são profundos e duradouros. Portanto, se você está se sentindo sobrecarregado ou isolado, talvez essa seja a oportunidade para se juntar a um grupo de terapia.


Lembre-se, não há nada de errado em buscar ajuda. Por isso, conte com a Pontual Psicoterapia para entender melhor sobre o assunto. Fale com nosso atendimento para saber como participar de uma sessão conjunta, estamos sempre prontos para te atender.


47 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page