top of page
Foto do escritorRochelle Affonso Marquetto

Afinal, TikTok vicia? Efeitos dessa rede social no seu cérebro


tiktok vicia

Você já percebeu como é fácil ficar horas navegando no TikTok sem nem ver o tempo passar? A plataforma é mesmo fascinante, mas será mesmo que TikTok vicia


Bem, para entender isso separamos alguns pontos importantes para explicar o que acontece, quais são os efeitos no nosso cérebro e como podemos controlar melhor nosso tempo na rede.


Acompanhe conosco!


O que torna o TikTok viciante?


Primeiro, vamos entender o que faz o TikTok ser tão cativante. Dos 4,48 bilhões de usuários ativos de redes sociais no mundo, 22,32% usam o TikTok regularmente. Isso mostra o quão popular essa plataforma se tornou em pouco tempo.


O segredo está no algoritmo: esse sistema inteligente aprende o que você gosta de assistir e te mostra mais e mais vídeos assim. É uma mistura perfeita criada especialmente para reter sua atenção.


Isso explica por que tantos jovens preferem o TikTok: 47,4% dos seus usuários nos EUA têm entre 10 e 29 anos, com uma proporção de gênero de duas mulheres para cada homem.


O TikTok no Brasil


No Brasil, a situação não é muito diferente. Cerca de 66% dos usuários do TikTok têm menos de 30 anos, sendo a maioria entre 16 e 24 anos. Além disso, 59% dos usuários são mulheres, 39% são homens e 2% não se identificam com esses gêneros. 


Notavelmente, o TikTok é a principal rede social para 34% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, superando Instagram e Facebook.



terapia online preço

Como funciona o algoritmo do TikTok


O algoritmo do TikTok observa os vídeos que você assiste até o fim, os que você curte ou compartilha, e até mesmo aqueles que você assiste mais de uma vez. 


Abaixo, detalhamos mais sobre seu funcionamento e impacto:


  • Observação e Aprendizado: O algoritmo avalia quais vídeos captam sua atenção até o final, os que você demonstra gostar através de curtidas ou compartilhamentos e até mesmo aqueles que você decide assistir repetidas vezes.

  • Personalização Contínua: Utilizando as informações coletadas sobre suas preferências, o algoritmo te entrega um conteúdo personalizado, criando um ciclo contínuo de vídeos que parecem especialmente selecionados para você.

  • Relevância e Atração: Segundo artigo publicado no LinkedIn, Scott Galloway, professor da NYU Stern School of Business, destaca que o TikTok agora atrai mais atenção por usuário do que o Facebook e o Instagram juntos.

  • Sucesso e Eficiência: O aplicativo foi baixado mais vezes do que qualquer outro nos últimos cinco trimestres e foi o site mais visitado do mundo em 2021. 


Galloway também destaca que o sucesso do TikTok pode ser atribuído ao seu algoritmo de recomendação, que como dito antes, entende as preferências dos usuários e sugere conteúdos relevantes, após apenas 36 minutos de uso.


Sinais de vício em TikTok


Mas como saber se você está viciado? Alguns sinais incluem gastar mais tempo do que planejou na rede, ficar ansioso ou inquieto quando não está navegando, e até deixar de fazer outras atividades importantes do dia a dia.


Abaixo listamos mais alguns sintomas adicionais que podem indicar vício no TikTok:


  • Checagem compulsiva: verificar novos vídeos a cada instante, mesmo sem motivo específico.

  • Negligência de responsabilidades: deixar trabalho, estudos ou tarefas domésticas de lado para passar mais tempo no app.

  • Isolamento social: preferir passar tempo navegando no TikTok a interagir com amigos e família.

  • Alteração no humor: ficar irritado ou triste quando não pode acessar o aplicativo.

  • Problemas de sono: ficar acordado até muito tarde assistindo vídeos e prejudicando seu sono.

  • Desprezo por hobbies: ignorar atividades e hobbies que antes eram prazerosos.

  • Ansiedade de desempenho: preocupar-se excessivamente em criar conteúdo perfeito para o TikTok.

  • Defesa excessiva do uso: ficar na defensiva quando alguém comenta sobre quanto tempo você passa no app.

  • Perda de noção do tempo: se pegar surpreso com quanto tempo passou no TikTok sem perceber.

  • Desconforto físico: ter dores no pescoço ou olhos cansados de olhar para a tela e mesmo assim continuar usando.


Efeitos do TikTok no nosso cérebro


O TikTok pode afetar nosso cérebro como qualquer outra atividade que nos dá prazer, pois ele ativa partes do cérebro ligadas à recompensa. Isso pode ser bom de vez em quando, mas o excesso leva à necessidade constante dessa gratificação instantânea.


Veja alguns efeitos específicos do uso do TikTok no nosso cérebro:


  • Aumento da liberação de dopamina: Estímulo frequente das vias de recompensa.

  • Redução da capacidade de atenção: Dificuldade em concentrar-se em tarefas prolongadas.

  • Habituação: Necessidade de conteúdos cada vez mais estimulantes para obter a mesma satisfação.

  • Alterações no humor: Variações rápidas e frequentes de humor.

  • Dependência comportamental: Desenvolvimento de um hábito difícil de quebrar.

  • Diminuição da memória a longo prazo: Problemas em reter informações não relacionadas ao conteúdo do TikTok.

  • Aumento da impulsividade: Menor capacidade de adiar gratificações.

  • Fadiga mental: Exaustão devido ao consumo constante de informações rápidas e superficiais.

  • Alterações no sono: Dificuldade em estabelecer um padrão de sono saudável devido à exposição à luz azul e ao estímulo mental.

  • Ansiedade digital: Sensação de ansiedade relacionada à presença e atividade online.

  • Interferência na aprendizagem: A sobrecarga de informações rápidas pode prejudicar a capacidade de aprendizado profundo e reflexivo.

  • Estresse cognitivo: A pressão para acompanhar as tendências e a constante comparação social tendem a aumentar os níveis de estresse mental.


Abstinência de TikTok


Se você tentar diminuir o tempo de uso e sentir dificuldades, pode estar passando por uma espécie de abstinência. Isso mostra o quanto o aplicativo pode viciar e influenciar no seu humor e comportamento.

Além disso, quando privados desse estímulo, os usuários podem apresentar sintomas de abstinência, como irritabilidade, ansiedade e inquietação, que estão associados a quadros de depressão e ansiedade.


Tratamento para vício em TikTok


Se você acha que está realmente viciado, o ideal é buscar ajuda profissional. Terapeutas podem ajudar a encontrar maneiras de reduzir o uso e controlar melhor o tempo gasto na rede.


Abaixo, algumas dicas para você superar esse vício:

  • Procure ajuda de um psicoterapeuta para se entender melhor, identificar limites, fraquezas, pontos fortes e desejos para não cair em algum vício.

  • Participe de atividades ao ar livre para reduzir os níveis de ansiedade e equilibrar o tempo de tela.

  • Evite usar o telefone demasiadamente enquanto estiver deitado na cama e mantenha uma boa postura para evitar impactos negativos à saúde.

  • Silencie ou desative as notificações de mídia social para diminuir o uso e as interrupções do telefone.

  • Participe de atividades produtivas, como exercícios físicos, leitura, culinária, meditação, ioga, passear com seu cachorro ou assistir a um filme sem interferência do smartphone.


Além disso, para não deixar o TikTok tomar conta do seu tempo, tente definir limites claros e faça pausas regulares com horários específicos para acessar a rede.


Conclusão:


Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre o tema: TikTok vicia?

De fato, ele é um aplicativo feito para ser envolvente, e entender isso já nos ajuda a usar a plataforma de maneira mais consciente. 


Fique atento aos sinais de uso excessivo e não hesite em buscar ajuda se achar necessário. 

Lembre-se: o controle está em suas mãos!


Se você ou alguém que conhece está na luta contra esse problema procure um profissional de saúde. Conheça as opções de tratamento na Pontual Psiquiatria e dê início a uma nova fase da sua vida.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


botao-falar-pelo-whatsapp-500x.png
bottom of page