top of page
  • Foto do escritorRochelle Affonso Marquetto

Falta de Motivação ou Entusiasmo – O que você precisa saber para superar esse problema


falta de motivação

Todos nós temos falta de motivação ou entusiasmo em algum momento da vida. Você já deve ter experimentado alguma situação de desinteresse, onde se viu sem energia para realizar alguma atividade ou ir atrás de um objetivo. Muitas vezes, tudo que conseguimos fazer é mergulhar na apatia ou na preguiça.


No entanto, se a falta de motivação ou entusiasmo for constante ela pode te impedir de alcançar seus objetivos. É um problema comum e muitas vezes negligenciado.

É essencial aprender a reconhecer os sintomas e desenvolver mecanismos para superar essa dificuldade.


Nesse artigo, vamos te mostrar dez coisas importantes que você precisa saber sobre a falta de motivação e entusiasmo e como resolver esse problema.


Falta de motivação ou entusiasmo x Depressão e Ansiedade


Para entender melhor a relação entre a falta de motivação ou entusiasmo e problemas como depressão e ansiedade, vamos comparar esses sentimentos a um carro.

Imagine que o entusiasmo e a motivação são o combustível que faz seu carro (ou seja, você) funcionar e seguir em frente.


Agora, todos nós temos dias em que o tanque está um pouco vazio - esses são os dias de baixa energia ou falta de interesse. Normalmente, depois de um bom descanso ou mudança de cenário, o "tanque" se enche novamente e estamos prontos para seguir em frente.


No entanto, em alguns casos, pode parecer que o tanque está constantemente vazio, não importa o que façamos. Pode até parecer que há um vazamento que está drenando todo o nosso "combustível".


Este é o ponto em que a falta de motivação ou entusiasmo pode ser sinal de algo mais sério, como a depressão ou a ansiedade.


Tanto a depressão, quanto a ansiedade podem drenar seu "combustível" e fazer com que você se senta desmotivado ou sem entusiasmo a maior parte do tempo. E, embora seja difícil aceitar, é muito importante reconhecer quando isso está acontecendo.


Tenha metas e Objetivos Claros para driblar a falta de motivação ou entusiasmo


Ter metas e objetivos claros pode ser uma excelente maneira de aumentar a motivação. Saber exatamente o que você quer alcançar fornece um propósito e uma direção que podem inspirar entusiasmo e determinação.


Por exemplo, se você sempre sonhou em aprender a tocar violão, essa é uma meta clara. E cada pequeno passo que você dá em direção a essa meta - seja comprar um violão, se inscrever para aulas, ou praticar todos os dias - pode aumentar sua motivação e dar-lhe um sentimento de realização.


Segundo estudos, o cérebro tem a capacidade de reproduzir e priorizar eventos de alta recompensa para posterior recuperação. Assim, concluir uma pequena tarefa pode ser um gatilho para ativar o sistema de recompensa durante todo processo.


Por isso, se você está sentindo falta de motivação, uma das primeiras coisas a fazer é pensar sobre o que você realmente quer alcançar. Que tipo de vida você quer levar? Quais são seus sonhos e ambições? Anote esses objetivos e pense em pequenos passos que você pode tomar para alcançá-los.


Comece com pequenos passos


Quando você se sente desmotivado, resolver uma grande tarefa vai parecer assustador. É por isso que fica mais fácil executar algo quando dividimos em tarefas menores.


Ao visualizar a parte, você consegue ver com mais clareza as ações que precisa tomar do início ao fim, isso certamente vai te ajudar a construir uma motivação mais forte.

  • O princípio é simples: em vez de tentar fazer tudo de uma vez, você quebra um objetivo em pequenas etapas.

Vamos supor que você quer escrever um livro. Pensar no projeto como um todo pode te desanimar. Mas se você quebrar em partes menores - como escrever o esboço, depois um capítulo de cada vez, e assim por diante - ficará muito mais gerenciável.


Cada pequeno passo que você conclui oferece uma sensação de realização. Essa sensação de progresso é importante porque cria momentum, que é a força que mantém você se movendo.


Cada pequena vitória alimenta a próxima e ajuda a construir sua motivação à medida que você avança na sua meta.


5 dicas, para você aumentar a sua motivação e ter mais entusiasmo durante o seu dia a dia:



1. Autocuidado


Ter cuidado com sua saúde física e mental é fundamental para manter a motivação. Vamos te fazer quatro perguntas agora, responda com sinceridade:

  • Você dorme bem?

  • Tem uma alimentação saudável?

  • Faz exercícios físicos?

  • Reserva tempo para relaxar e fazer o que gosta?


Ao responder sim para todas essas questões, você já está fazendo o mínimo para se manter saudável.


No entanto, se mesmo cumprindo todos esses requisitos você ainda se sentir desmotivado e pra baixo, procure a ajuda profissional de um psiquiatra ou terapeuta, pois o problema pode estar em um fator que você ainda não controla, como uma disfunção física ou transtorno mental.


2. Mudança de Ambiente


Às vezes, uma mudança de ambiente é tudo que você precisa para se sentir renovado. Talvez reorganizar seu espaço de trabalho, passar algum tempo na natureza ou simplesmente escolher um local diferente para suas atividades diárias possa te ajudar.


3. Atitude Positiva


Tentar desenvolver uma mentalidade positiva e ver os desafios como oportunidades de aprendizado em vez de obstáculos intransponíveis. Isso costuma fazer uma grande diferença.


4. Recompensas Pessoais


Isso não significa necessariamente comprar algo caro para si mesmo, mas sim recompensar-se com tempo para relaxar, um passeio ao ar livre, ou qualquer outra coisa que aprecie.


5. Busca de Apoio


Fale sobre seus sentimentos de falta de motivação ou entusiasmo com amigos, familiares ou com o médico. Eles podem oferecer uma perspectiva diferente, te encorajar te mostrar meios que você ainda não vê para superar esse problema.


Em resumo, a falta de motivação e entusiasmo é comum a muitos, mas não é normal sentir-se o tempo todo assim.


Portanto, se você apresenta sintomas frequentes, busque um profissional para fazer o diagnóstico e tratamento, não negligencie algo que pode evoluir para outros problemas de saúde mental.


Conte conosco! Agende uma consulta com um de nossos especialistas e nos conte se você sofre com esses sintomas.


22 visualizações0 comentário

留言


bottom of page