top of page
  • Foto do escritorRochelle Affonso Marquetto

5 Fases do Luto: Descubra como Elas Afetam Sua Saúde Mental


capa 5 fases do luto

Confrontar as 5 fases do luto é uma realidade para todos nós ao longo da vida, especialmente quando enfrentamos a perda de pessoas queridas, o que se torna mais comum conforme envelhecemos.


Sabia que a maioria de nós, brasileiros, não se sente pronta para enfrentar a morte? Uma pesquisa revelou que 68% se identificam com essa sensação.

Realizado pelo Studio Ideias, o estudo aponta que, para muitos, a morte traz sentimentos como tristeza, dor e medo, enquanto poucos a associam a aceitação e libertação.


Isso destaca a necessidade de conversarmos mais sobre o luto e suas fases, visando maior compreensão e apoio nesse processo tão universal.



Quais são as 5 fases do Luto?


  1. Negação

A negação é a primeira fase do luto, pode ser que a pessoa encontre dificuldade em aceitar que perdeu alguém querido.


É bem comum tentar não aceitar essa perda e se sentir meio desligado. Entender que isso é uma reação normal e buscar ajuda com amigos e família pode ser um grande apoio para enfrentar essa fase.


  1. Raiva

Na segunda fase, a pessoa pode se sentir brava e frustrada por ter perdido alguém que ama. Às vezes, essa raiva pode ser direcionada a amigos, a ela mesma ou à situação como um todo.


Uma boa ideia para lidar com isso é encontrar maneiras saudáveis de expressar o que está sentindo, como escrever num diário, praticar esportes ou bater um papo com alguém.


  1. Fase da Barganha

Nesta etapa, a pessoa pode tentar fazer "acordos" esperando mudar a situação, como se pudesse negociar com alguma força maior.


Também é comum sentir culpa e tentar fazer promessas para reverter a perda. Para passar por isso, é importante reconhecer os próprios sentimentos e entender que não temos controle sobre tudo.


  1. Depressão

Esta é a fase em que a tristeza e a sensação de solidão e saudade realmente batem. Tanto para a pessoa em luto quanto para quem está ao seu redor, serve como uma preparação para as perdas.

Aqui, é super importante ter bastante diálogo e ação por parte de todos, para evitar que a depressão fique silenciada. Para chegarmos à fase da aceitação, precisamos enfrentar e superar as angústias e as ansiedades que vêm com a depressão.


  1. Aceitação

Chegamos então à última etapa: a aceitação. Aqui, não significa que a dor desapareceu por completo, mas é o momento em que começamos a ver uma luz novamente e a encontrar um pouco de paz no coração.


Na fase da aceitação, começamos a entender que a vida continua, mesmo com a ausência da pessoa amada.


É um momento de reflexão, em que percebemos que, apesar da dor, somos resilientes e capazes de seguir em frente. Começamos a redescobrir alegria em pequenas coisas e a fazer planos para o futuro novamente.


A Origem da Teoria sobre as 5 Fases do Luto


Você já se perguntou de onde surgiu a teoria dos estágios do luto? Foi a psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross quem primeiro falou sobre isso no seu livro "On Death and Dying", lá em 1969.


Nesse livro, ela aborda as diversas emoções que as pessoas podem experimentar após receberem um diagnóstico de doença terminal. Então, curiosamente, ela não estava falando especificamente sobre o luto após a perda de alguém.


Desde o lançamento do livro, a teoria dos estágios do luto de Kübler-Ross tem sido aplicada para entender como nossas emoções podem mudar durante o processo de luto.


É interessante ver como essa ideia evoluiu e como ela nos ajuda a entender melhor o que sentimos durante esses momentos difíceis.


Por que o luto tem fases?


Bem, a verdade é que cada um de nós vive o luto de um jeito bem único. Não existe um roteiro definido por onde todos passam, sabe? E nossas emoções não seguem uma sequência certa – elas aparecem, somem e reaparecem com o tempo.


Você pode sentir algumas ou todas as emoções descritas nos estágios do modelo de luto, ou até mesmo vivenciar sentimentos completamente diferentes.


Por exemplo, pode ser que você sinta um alívio inicial se a pessoa que você amava estava sofrendo ou se cuidar dela estava sendo um desafio. E não para por aí, você também pode enfrentar outros sentimentos, como culpa, solidão ou ansiedade.


A maioria de nós sente que as emoções vêm e vão – pode parecer um pouco caótico ou fora de controle, mas, geralmente, essas ondas de sentimentos vão diminuindo de intensidade com o tempo. Então, respire fundo, é normal se sentir assim!


Terapias que Ajudam a Vivenciar Bem as Fases do Luto


Se você já se pegou pensando: “Como vou passar por isso?”, saiba que não está sozinho! O luto é uma daquelas coisas que todos nós, em algum momento, teremos que enfrentar. E, acredite, existem terapias que podem te ajudar a navegar por essas águas desconhecidas.


1. Terapia de Conversa:

Sabe aquele ditado que diz que falar é a melhor solução? Pois é, às vezes, compartilhar seus sentimentos com um profissional pode trazer um alívio enorme e ajudar a organizar as emoções.


2. Terapia Comportamental Cognitiva:

Essa abordagem ajuda a identificar e a mudar padrões de pensamento negativos. É como aprender a olhar a vida por um novo ângulo!


3. Terapia em Grupo:

Dividir experiências e ouvir outras pessoas que estão passando pelo mesmo pode fazer você se sentir mais compreendido e apoiado.


4. Meditação e Mindfulness:

Focar no momento presente e aprender técnicas de relaxamento pode ser um alívio para a alma. Respire, relaxe e siga!


5. Atividades Artísticas e Expressivas:

Desenhar, pintar, escrever... Expressar a dor através da arte pode ser uma ótima maneira de lidar com os sentimentos.


6. Terapia com Animais:

Um companheiro peludo pode trazer conforto e amor incondicional, ajudando a aliviar o peso do luto. Saiba que o importante é procurar algo que faça sentido para você, ok? E, claro, sempre que precisar, busque ajuda profissional.

  • Psiquiatras e terapeuta estão aí para te apoiar nesse percurso.


Concluindo...


O que achou das informações sobre as 5 fases do luto? Esperamos que tenham sido esclarecedoras!


Lembre-se, no Blog da Pontual Psiquiatria, você encontra uma diversidade de artigos destinados a ajudar você a entender seus sentimentos e a promover o bem-estar mental.


Não deixe de conferir outros conteúdos! Estamos aqui para te apoiar! Te esperamos por lá, combinado?!



5 visualizações0 comentário

留言


bottom of page