Transtorno de Ajustamento e Adaptação

Saiba mais o que é, sintomas, diagnóstico e possíveis tratamentos

Transtorno de Ajustamento e Adaptação

No dia a dia é normal ficarmos tristes, com raiva e/ ou chateados (as), quando algo diferente acontece (aquilo que não está ao nosso alcance). Esses tipos de reações são esperadas e compreensíveis ao ser humano, e nem sempre levam a um transtorno mental. No entanto, quando esses tipos de reações têm um efeito inesperado, sofrimento acentuado ou prejuízo significativo na rotina social e ocupacional da pessoa, podemos estar diante de um Transtorno de Ajustamento/Adaptação.

Ao contrário do TEPT (Transtorno de Estresse Pós-traumático), que exige que os sintomas estejam presentes por mais de um mês após exposição a um evento traumático, o Transtorno de Ajustamento/Adaptação pode ser diagnosticado imediatamente ou dentro dos 3 meses do início do fator do estresse. O estressor não necessariamente precisa ser traumático e os sintomas não persistem após 6 meses de remoção ou solução das consequências do estressor.

No post de hoje vamos te trazer o que é este transtorno, sintomas e possíveis tratamentos e diagnósticos.

Como acontece um Transtorno de Ajustamento ou Adaptação?

Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), este tipo de transtorno de stress emocional surge como resultado de um estado de desequilíbrio do funcionamento psíquico e orgânico, quando a pessoa necessita utilizar seus recursos psicológicos para lidar com situações que ameaçam seu equilíbrio interno.

Chamamos de fatores estressantes a um único evento não necessariamente traumático, como por exemplo desemprego, mudança de residência, nascimento de um filho, aposentadoria, divorcio e até mesmo problemas contínuos como hospitalização, diagnóstico de uma doença, cirurgia e limitações funcionais decorrentes.

Segundo o site MedicinaNET, estima-se que ocorram em aproximadamente 5% a 20% das consultas de saúde mental ambulatoriais, com uma prevalência duas vezes maior em mulheres do que em homens adultos e sem diferenças de gênero quando acontece em crianças e adolescentes.

Sintomas de transtorno de ajustamento e adaptação

Os sintomas podem aparecer logo após o evento estressante, não ultrapassando um período de seis meses após o fator estressante ter estabilizado.

Os sintomas são: tristeza, desesperança, ansiedade, crises de choro, insônia, sintomas gastrointestinais, dificuldade em se concentrar, pensamentos de morte ou suicidas.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico normalmente pode ser dado no prazo de três meses após a exposição ao fator estressante. Além disso, os sintomas devem ser analisados e considerados clinicamente significativos podendo demonstrar por exemplo, angústia intensa e desproporcional ao fator estressante (levando em conta fatores culturais e outros fatores).

O tratamento para o transtorno de Ajustamento / Adaptação consiste essencialmente em psicoterapia, e em alguns casos proporcionando maior benefício para a pessoa, quando se realiza um tratamento combinando psicoterapia e medicação.

A Psicoterapia pode e deve ajudar significativamente na identificação dos estressores, além de utilizar e ensinar estratégias de gerenciamento do estresse para proporcionar hábitos mais saudáveis. O apoio emocional é extremamente importante para a direção do tratamento.

Tenho transtorno de Ajustamento / Adaptação, e agora?

Separamos aqui algumas estratégias que podem te ajudar a lidar com algum evento estressante:

- Participar de atividades de lazer como encontros virtuais com amigos e familiares, escutar música, interagir com um animal de estimação, entre outros.

- Praticar o autocuidado, como por exemplo, evitar se expor a situações de estresse e briga nas redes sociais. Manter uma boa hidratação, refletir antes de agir, cuidar de seu padrão do sono e alimentação.

- Encontrar estratégias que ajudem a relaxar e melhorar o humor (meditar, praticar exercícios físicos, ouvir música, entre outros).

Todas essas ações unidas com tratamento terapêutico e psicológico, poderão melhorar e diminuir significativamente os sintomas, impedindo que estes se interfiram no aproveitamento do dia a dia.

Se você sentir alguns destes sintomas, nos procure!

Nos contate para falar com um de nossos profissionais! Estaremos aqui para uma avaliação correta e respeitosa!

Aqui você encontra conteúdos sobre o universo da

saúde mental, argumentando com dados científicos e concisos.

Nosso objetivo é acima de tudo trazer informação e a importância de cuidar da sua saúde mental com muito carinho.