Transtornos de Personalidade

O que são Transtornos de Personalidade?

O transtorno de personalidade (TP) é uma patologia crônica altamente prevalente: atinge cerca de 10 a 20% da população geral. Aproximadamente 50% dos pacientes com doenças psiquiátricas apresentam o TP como comorbidade (ocorre ao mesmo tempo).  
Existem três grupos de TP:

 

  • O grupo A inclui três TP com características estranhas ou de afastamento, com os subtipos: paranoide, esquizotípico e esquizoide.
     

  • O grupo B inclui quatro TP com características dramáticas, impulsivas ou erráticas, com os subtipos: narcisista, borderline, histriônico e antissocial.
     

  • O Grupo C inclui três TP que compartilham características de ansiedade e medo, com os subtipos: evitativa, dependente e obsessivo-compulsiva.
     

Cada TP tem suas características predominantes e sintomas que fazem se diferenciar entre si. Porém, uma característica que compartilham é que o padrão de funcionamento tem características inflexíveis, causando desadaptação e sofrimento.

5ae698f87915cc5250241bddb9b546e1_XL.jpg

Transtornos de Personalidade tem cura?

O tratamento é psicoterapia e medicação para sintomas agudos (agressividade, impulsividade, ansiedade) quando necessário. É uma patologia que quando tratada tem melhora dos sintomas, proporcionando para o paciente relações saudáveis e melhor qualidade de vida.

Faça o agendamento online.
É fácil, rápido e seguro.
CTA-whatsapp-bt-500x.png